sábado, 5 de outubro de 2013

O significado/papel atribuído a Educação Física Escolar por professores de outras disciplinas: contribuições à formação de professores


http://www.efdeportes.com/efd148/o-significado-papel-atribuido-a-educacao-fisica-escolar.htm 



A pesquisa concluiu que a Educação Física Escolar é relevante e esta disciplina é muito valorizada pelos educadores e o seu papel vai muito além da contribuição no desenvolvimento motor dos alunos, mas o de auxiliar no desenvolvimento integral das crianças, pois a Educação Física não é apenas uma prática de atividade física, dai ser ministrada por um profissional com formação superior. Na escola a Educação Física tem como objetivo ensinar algo que possa contribuir para o processo educativo do ser humano como um todo.

    Segundo Freire a Educação Física exerce um papel de ensino de movimentos respeitando as individualidades da criança, o estímulo à liberdade e à criatividade individual. Neste contexto o professor assume um “personagem” o qual deve aplicar as atividades físicas por meio de exercícios de fácil execução, com graduação para cada idade e tendo em conta a evolução física e psíquica do aluno, dando-lhe liberdade para movimentar-se espontaneamente e da forma que desejar.


Torna a escola mais atrativa, valorizando-a. Demonstra-se como um fenômeno cultural com propostas educacionais, que não privilegia apenas a competição, mas que proporciona a auto-superação dos alunos, numa concepção dualista. A formação integral do indivíduo protagonista de si mesmo dotado de criticidade e visão politizada do meio em que vive e globalmente. A Educação Física propicia igualmente como as outras disciplinas meios para caminhar em direção a novos paradigmas.

  













Nenhum comentário:

Postar um comentário